terça-feira, 24 de abril de 2012

Vamos malhar o cérebro?


O cérebro também precisa de ginástica e já existem técnicas que ajudam na tarefa. É o caso da neuróbica, cuja proposta é fugir da rotina para aumentar a capacidade cerebral. Não é preciso levantar peso com a cabeça para não esquecer seu aniversário de casamento ou o dia do batizado do sobrinho mais novo. Os exercícios, simples de fazer, servem para estimular a formação de sinapses, o que leva ao aumento da capacidade cerebral.

O objetivo da neuróbica é ajudar o praticante a manter um nível permanente de capacidade, força e flexibilidade mental. O funcionamento é simples. Não é preciso resolver quebra-cabeças ou fazer baterias de testes. Os exercícios usam os cinco sentidos para estimular a tendência natural do cérebro de formar associações entre diferentes tipos de informações.

Quer fazer o teste? Experimente usar o relógio de pulso no braço direito e de cabeça para baixo. Que tal escovar os dentes com a mão esquerda, se for destro, ou com a mão direita, se for canhoto? Ou vestir-se de olhos fechados? Também vale fazer combinações gastronômicas inusitadas para estimular o paladar.                

A proposta da neuróbica é mudar o comportamento rotineiro. Por isso, é recomendável virar fotos de cabeça para baixo para concentrar a atenção, usar um novo caminho para ir ao trabalho, conversar com o vizinho que nunca dá bom dia, interagir com pessoas desconhecidas são ações que levam a novas reações emocionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário